Segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2008

Planificação

          Da avaliação do trabalho do primeiro período, resultou uma aula de reflexão crítica sobre a planificação do projecto. Foi com enorme agrado que aceitámos as propostas de correcção da professora responsável pela disciplina e procedemos à remodelação da planificação. Esperamos tê-la tornado acessível e elucidativa do nosso projecto.

 

 

 Planificação do projecto

Título do projecto: «Cidades Criativas – Miranda do Douro».

Justificação do título: Este foi lançado pela Universidade de Aveiro. Pretendemos expor o desenvolvimento deste tema que será desta forma avaliado neste concurso.

Data: Miranda do Douro, 19 de Novembro de 2007

Grupo: «Os Excluídos»

Registem 10 palavras que melhor identificam o grupo:


Espírito crítico

Idealista

Curioso

Inovador

Trabalhador

Observador

Interventivo

Inteligente

Diversificado,

Social


 

Síntese do projecto:

Aspirámos realizar um estudo intensivo sobre as variantes culturais, sociais, turísticas, económicas e históricas da nossa cidade bem como proceder ao planeamento da área citadina, apresentando propostas inovadoras para alguns espaços da nossa cidade, que julgamos necessitar remodelações.

 Este projecto servirá não só para expandirmos os nossos conhecimentos sobre a cidade mas também para concorrer ao concurso «Cidades Criativas» promovido pela Universidade de Aveiro.

A forma de organização e tratamento de dados será denunciada num blog através de relatórios de actividade.

Os produtos finais a apresentar serão: uma apresentação em power point de forma a promover um debate na turma para discutir as nossas ideias e as sugestões dos nossos colegas; um cartaz e um suporte escrito de informação.

Comprometemo-nos a um esforço colectivo para alcançar todas as nossas metas e esperamos alcançar, não só o enriquecimento da nossa cultura como também a sua transmissão às novas gerações e à população em geral. Esperamos que as tradições e a cultura mirandesa persistam e sejam praticadas.

 

 

Dados do Projecto

Tema/Problemas a investigar:

 Miranda do Douro – Passado, Presente e Futuro.

1.   Como Miranda do Douro evoluiu ao longo dos tempos

  - Principais marcos históricos

2.   Diagnóstico de Miranda do Douro

- Quais as principais potencialidades da cidade

-Quais os aspectos culturais, ambientais e citadinos a preservar

- Organização urbana da cidade

3.   Miranda do Douro, no futuro:

  - Quais as necessidades de Miranda do Douro

  - Quais as necessidades da sua população

  - Quais os motivos que levam os jovens a procurar viver noutras cidades

  - Pontos de interesse turísticos

  - Recantos escondidos que mereciam divulgação

 

Objectivos/resultados que se pretendem atingir:

Proceder a uma visão crítica da nossa cidade com todos os factores positivos e negativos.

Possibilitar a criação de uma cidade melhor, inovadora e atractiva.

Avaliar as causas do envelhecimento da população mirandesa bem como os factos que conduzem à fuga dos jovens para as grandes Polis.

Avaliar quais as necessidades dos jovens relativamente à vida citadina.

Proceder à recolha de dados relativamente ao passado da nossa cidade e compará-los com os factos presentes.

Avaliar os progressos no desenvolvimento da cidade.

Apresentar propostas de melhoria económica para os comerciantes da cidade.

Sugerir possíveis modos de desenvolvimento da cidade.

Intervir na construção do futuro da nossa cidade.

Elaborar novas planificações permitindo a requalificação de alguns locais.

Estudar o ordenamento urbano a arquitectura e estrutura das construções e associá-las à nossa história.

Avivar as tradições mirandesas.

            Reavivar a cultura mirandesa.

            Promover a divulgação da nossa cidade.

            Recolher depoimentos sobre vivências.

            Recolher dados históricos.

            Apelar à acção das entidades de organização da nossa cidade em determinadas áreas .

            Melhorar os conhecimentos informáticos e históricos.

            Melhorar as capacidades de tratamento de dados.

            Participar no concurso “Cidades Criativas” promovido pela Universidade de Aveiro.

            Aprender a trabalhar em grupo.

            Elaborar um trabalho de projecto.

Aprender a trabalhar orientados por uma planificação e pelas regras estabelecidas por nós.

            Promover o relacionamento social com os colegas de grupo.

Tipo de produto a realizar:

Pretendemos realizar um trabalho teórico sobre a nossa cidade;

Implementar sugestões de mudanças na nossa cidade que a tornem atractiva para os jovens;

Exposição do nosso projecto numa apresentação de power point, que será dirigida aos colegas de turma e respectivos professores;

Proporcionar um debate onde todos possam expressar os seus pontos de vista sobre a cidade e ao mesmo tempo avaliar o nosso trabalho;

Elaborar um dossier de grupo que ficará no blog. actualizado no decorrer do trabalho;

Elaborar o poster elucidativo do nosso trabalho proposto pelo concurso Cidades Criativas;

 

Recursos necessários para trabalhar na escola:

Autorizações para proceder a visitas a alguns locais, nomeadamente à alfândega, ao museu, à casa da cultura e à câmara;

Computadores portáteis;

            Apelo aos professores de História, com vista a apurar alguns dados menos precisos ou aos professores de informática para obter auxílio na realização do blog e apresentação do cartaz;

Câmaras de filmagem e fotográficas de modo a realizar possíveis reportagens.

 

Recursos necessários fora da escola:

Documentação da nossa cidade, nomeadamente a planta e artigos que permitam reconstituir o nosso passado histórico e depoimentos sobre as principais vivências que caracterizam a cultura da nossa região;

            Depoimentos dessas vivências;

 

 

Actividades previstas nas aulas:

Elaboração de inquéritos para apurar as parecenças do povo mirandês sobre a sua terra;

Elaboração de entrevistas para apurar vivências e dados históricos;

Realização de projectos de reportagem para exibir as nossas tradições;

Tratamento, análise e exposição dos dados obtidos através da construção de gráficos e textos de fácil leitura;

Actualização do blog com os nossos estudos, pesquisas e principais fases de elaboração do projecto;

Possível contribuição com os textos mais interessantes para o jornal da escola;

Discussão de possíveis sugestões de trabalho, dados obtidos, formas de análise e tratamento da informação;

Estudo dos recursos necessários;

Estabelecimento de metas de trabalho;

Organização do trabalho;

Traçar objectivos e metodologias de realização do projecto;

 

Calarendização

 

Janeiro de 2008

Remodelação da planificação

Relato das principais tradições da época

Enriquecimento do blog com imagens e vídeos alusivos à cidade

Apresentação do projecto aos colegas

 

Fevereiro de 2008

Estudo de alguns monumentos históricos e percepção do que eles eram no passado

Reconhecimento dos locais que necessitam de requalificação

 

Março de 2008

Continuação do estudo de alguns monumentos históricos e percepção do que eles eram no passado

Reconhecimento dos locais que necessitam de requalificação

Procura da documentação necessária

Visita a alguns locais de interesse

Elaboração de entrevistas e reportagens

 

Abril Maio e Junho de 2008

Elaboração de propostas de requalificação dos locais estudados

Elaboração do cartaz

Elaboração da apresentação de power point e exposição da mesma aos colegas e professores

Divulgação do blog

 

 

 

Actividades previstas fora das aulas:

            Trabalhos individuais de pesquisa;

            Diários de bordo;

            Relatórios de actividade;

            Trabalhos teóricos;

            Reflexões individuais para valorizar as actividades;

            Avaliação crítica do trabalho realizado;

            Obtenção de alguma documentação, fotografias e filmagens;

 

Organização do trabalho de grupo:

 

            De modo a permitir avanços rápidos e eficazes no trabalho, procedemos a uma divisão de tarefas. Tal não significa negar o auxílio a algum colega que não consiga alcançar os objectivos ou por qualquer outro motivo sinta dificuldades no estabelecimento das suas metas. A divisão será a seguinte:

 - Tratamento audiovisual: Luís Zé

 - Trabalho escrito: Ana Valentina

 - Actualização e aperfeiçoamento do blog: Tiago Cousso

 - Trabalho de power point: Tiago João

 - Trabalho de pesquisa: Davide Brás

 

Avaliação intermédia:

        Apesar de alguns desentendimentos, pensámos ter todos os meios para alcançar as nossas metas e objectivos. Talvez careça a motivação e capacidade de iniciativa para trabalhar e talvez um pouco de organização. Apesar de não termos alcançado as etapas pré estabelecidas pelos organizadores do concurso, conseguimos atingir os objectivos estabelecidos pela professora.

 

Bibliografia

            Na elaboração do nosso projecto utilizamos os recursos fornecidos pela professora e também os recursos fornecidos pelas entidades organizadoras do concurso.

 

 

 

publicado por lamietierra às 19:08
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim

Número de visitantes...

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

As muralhas de Miranda do...

Alguns jogos tradicionais...

Dados gerais da cidade

Sé Catedral de Miranda do...

Castelo de Miranda do Dou...

Algumas considerações sob...

21 de Fevereiro, o dia da...

Perspectiva arquitectónic...

Economia

Parque Natural do Douro I...

Deixem o povo falar...


Free chat widget @ ShoutMix

links

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

pesquisar