Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2007

Actividades desenvovidas

                        

Ao longo deste período, realizamos a planificação do projecto, sugerida pela professora responsável pela disciplina e estudamos quais as perspectivas de cada um para este trabalho. Dado que temos diferentes interesses e ideias, julgamos poder construir um trabalho criativo. Eis a planificação do nosso projecto

 

  Planificação do projecto

Título do projecto: «Cidades Criativas – Miranda do Douro».

Justificação do título: Este foi lançado pela universidade de Aveiro. Pretendemos expor o desenvolvimento deste tema que será desta forma avaliado neste concurso.

Data: Miranda do Douro, 19 de Novembro de 2007

Grupo: «Os Excluídos»

Registem 10 palavras que melhor identificam o grupo:

Diversificado, humilde, inteligente, idealista, simpático, trabalhador, esforçado, sociável, divertido e maduro.

 

Síntese do projecto:

Aspirámos realizar um estudo intensivo sobre as variantes culturais, sociais, turísticas, económicas e históricas da nossa cidade bem como proceder ao planeamento da área citadina, apresentando propostas inovadoras para alguns espaços da nossa cidade, que julgamos necessitar remodelações.

 Este projecto servirá não só para expandirmos os nossos conhecimentos sobre a cidade mas também para concorrer ao concurso «Cidades Criativas» promovido pela universidade de Aveiro.

A forma de organização e tratamento de dados será denunciada num blog e através de relatórios de actividade.

Os produtos finais a apresentar serão: uma apresentação em power point de modo à promoção de um debate na turma para discutir as nossas ideias e sugestões dos nossos colegas, um cartaz e um suporte escrito de informação.

Comprometemo-nos a um esforço colectivo para alcançar todas as nossas metas e esperamos alcançar, não só o enriquecimento da nossa cultura como também a sua transmissão às novas gerações e à população em geral. Esperamos que as tradições e cultura mirandesa persistam e sejam praticadas

 

Dados do Projecto

Tema/Problemas a investigar:

 Miranda do Douro – Passado, Presente e Futuro.

1.   Como Miranda do Douro evoluiu ao longo dos tempos

  - Principais marcos históricos

2.   Diagnóstico de Miranda do Douro

- Quais as principais potencialidades da cidade

-Quais os aspectos culturais, ambientais e citadinos a preservar

- Organização urbana da cidade

3.   Miranda do Douro, no futuro:

  - Quais as necessidades de Miranda do Douro

  - Quais as necessidades da sua população

  - Quais os motivos que levam os jovens a procurar viver noutras cidades

  - Pontos de interesse turísticos

  - Recantos escondidos que mereciam divulgação

 

Objectivos/resultados que se pretendem atingir:

Pretendemos proceder a uma visão critica da nossa cidade incluindo nela todos os factores positivos e negativos. A perspectiva de criar uma cidade melhor, inovadora e atractiva, levou-nos a optar por este tema de trabalho. A população mirandesa está a envelhecer, verifica-se cada vez mais a fuga dos jovens para as grandes Polis. Ao tal constatar, surgiu o interesse de averiguar as causas deste facto bem como possíveis intervenções neste aspecto.

 Procuramos dar uma visão do passado e presente da nossa cidade, afirmando quais os principais progressos no seu desenvolvimento e apresentando sugestões que trarão mais valias para a cidade. De uma certa forma, visamos construir um possível futuro para a nossa cidade. Alguns locais necessitam de uma nova planificação, garantindo a manutenção organizacional e estrutural das construções e o ordenamento urbano.

Verificamos que uma grande parte das tradições mirandesas bem como a cultura caem cada vez mais no esquecimento. Referenciamos por exemplo as tradicionais danças dos Pauliteiros. Estas deviam ser realizadas pelos rapazes novos. Contudo a escassez de grupos que as realizam, levou à formação de um grupo feminino.

Certamente, muitos de nós não se recordam dos casamentos, realizados no Carnaval, dos bailes de maltas ou mesmo da sacrificada maneira como foi construída a Sé e dos motivos que conduziram às ruínas do castelo. Através de uma recolha de todos estes dados, queremos levar os mirandeses a reviver culturas que tornam a nossa gente única.

Esperamos que o nosso trabalho não seja em vão. Ambicionamos levar as entidades de direcção da nossa cidade a considerar o nosso trabalho e a atentar aos nossos pontos de vista

 

Tipo de produto a realizar:

Pretendemos realizar um trabalho teórico de modo à exposição de ideias inovadoras, construídas por um grupo de adolescentes, sobre a nossa cidade. Esperamos que este tenha algum valor para entidades superiores ligadas à organização da cidade e ambicionamos também que seja atribuído à nossa cidade maior destaque e que esta se torne atractiva para os jovens. Além disso, pretendemos expor numa apresentação em power point, que será dirigida aos colegas de turma e respectivos professores. Mostraremos quais as nossas propostas de intervenção, criando um ambiente propício ao debate de ideias e apresentação de novas sugestões. O dossier de grupo funcionará no blog. Neste constarão actualizações constantes do trabalho, as actividades diárias, bem como os meios de pesquisa utilizados.

 

Recursos necessários na escola:

Necessitamos de autorizações para proceder a visitas a alguns locais, nomeadamente a alfândega, o museu, a casa da cultura e a câmara. Estas autorizações dar-nos-ão acesso a muitos dados bem como entrevistas, inquéritos e outras fontes de apuramento de dados. Para além disto necessitamos de computadores portáreis. Poderá surgir também um pedido de ajuda aos professores de História, com vista a apurar alguns dados menos precisos ou de professores de informática. Estes poderão ser uma mais valia no manuseamento do blog bem como na apresentação do cartaz proposto pelo projecto. Necessitamos também de uma câmara de filmagem e fotográfica de modo a realizar possíveis reportagens.

 

Recursos necessários fora da escola:

Necessitamos de alguns documentos como a Planta da nossa cidade e artigos envolventes, de documentação que nos permita reconstituir o nosso passado histórico bem como as principais vivências. Pensamos encontrar esses dados na Casa da Cultura Mirandesa, na Câmara Municipal e na Alfandega.

 

Actividades previstas nas aulas:

Durante o tempo lectivo, realizaremos possíveis inquéritos, entrevistas ou projectos de reportagens. Após a sua realização, prosseguiremos à realização de etapas fundamentais no tratamento e análise de dados e sua exposição de forma o mais adequada possível. Este será também utilizado para discutir possíveis sugestões de trabalho, recursos envolventes, implicações e respectivos objectivos. Esperamos que o tempo não escasseie concedendo-nos a possibilidade de organizar o trabalho escrito e actualizar o blog.

 

Actividades previstas fora das aulas:

Fora das aulas serão realizados trabalhos individuais de pesquisas, diários de bordo, relatórios de actividade bem como se elaborarão possíveis trabalhos escritos. Além disso, este tema deve ser aproveitado para reflexões criadoras para valorizar as actividades. Estas deverão ser expostas no grupo de trabalho sujeitas a uma avaliação crítica por parte de todos os elementos do grupo.

 

Organização do trabalho de grupo:

            De modo a permitir avanços rápidos e eficazes no trabalho, procederemos a uma divisão de tarefas. Tal não significa negar o auxílio a elementos do grupo que não consigam atingir os objectivos ou por qualquer outro motivo sintam dificuldades no estabelecimento das suas metas. A planificação será a seguinte:

 - Tratamento audiovisual: Luís Zé

 - Trabalho escrito: Ana Valentina

 - Actualização e aperfeiçoamento do blog: Tiago Cousso

 - Trabalho powerpoint: Tiago João

 - Trabalho de pesquisa: Davide Brás

 

Avaliação intermédia:

        Apesar de alguns desentendimentos, pensamos ter todos os meios para alcançar as nossas metas e objectivos. Talvez careça a motivação e capacidade de iniciativa para trabalhar e talvez um pouco de organização. Apesar de não termos alcançado as etapas pré estabelecidas pelos organizadores do concurso, conseguimos atingir os objectivos estabelecidos pela professora.

 

publicado por lamietierra às 19:09
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim

Número de visitantes...

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

As muralhas de Miranda do...

Alguns jogos tradicionais...

Dados gerais da cidade

Sé Catedral de Miranda do...

Castelo de Miranda do Dou...

Algumas considerações sob...

21 de Fevereiro, o dia da...

Perspectiva arquitectónic...

Economia

Parque Natural do Douro I...

Deixem o povo falar...


Free chat widget @ ShoutMix

links

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

pesquisar